ATIVIDADE 1.1
QUEM SOU EU?
Sou professora há 21 anos, formada e pós graduada em matemática.
Trabalho em jornada tripla por motivos óbvios, mas com muito empenho e dedicação em todas as minhas jornadas ( dois horários trabalhando com laboratório de informática e um noturno trabalhando com educação de jovens e adultos - eja). Adoro o que faço e separo com muita coerência minhas frustrações por falta de valorização profissional, baixos salários e falta de investimento por parte do poder público na educação das minhas práticas em sala de aula e do meu convívio com os alunos. Acredito na formação do aluno como um todo: cognitivo, moral, social e pessoal. Possuo pouquíssimo tempo livre por isso planejo todas as minhas aulas minuciosamente para dinamizá-la e me organizar melhor. Trabalho no laboratório de informática e proinfo desde 2011.
É um desafio muito grande, pois é um universo a ser desbravado. Tenho dúvidas imensas, muitos anseios. Estou aprendendo no dia-a-dia com meus alunos e explorando sozinha e a cada dia descubro que há muito ainda a se aprender. Tento desenvolver uma prática educativa que leve os alunos a serem mais autônomos, que interajam com seus colegas e com a evolução da sociedade, mas ainda com insegurança, com medo de que não seja o caminho certo para eles e depois ser tarde demais para corrigir a rota.
ATIVIDADE 1.3
Uso das tecnologias
O que esssa tecnologia oferece de novo?
Com as novas tecnologias o conhecimento está ao alcance da maioria das pessoas. Essa tecnologia oferece de novo informação rápida e de fácil acesso. O desafio da escola e do professor é fazer com que esse conhecimento seja selecionado organizado para que contribua de fato para a formação desse aluno.
Será necessário mudar minha prática pedagógica?
Sim. Abre-se novos horizontes e isso nos amedronta às vezes.
É preciso repensar essa prática porque o que antes apenas o professor era o detentor, agora está ao alcance de todos, está democratizado.
O papel do novo professor agora será o de lidar com esse grande volume de informações, levar seus alunos a filtrá-las e organizá-las de maneira funcional.
Quais contribuiçoes essa tecnologia pode trazer para a aprendizagem do aluno?
Ainda não consigo ver a dimensão das contribuições que essa tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos meus alunos.
Tenho apenas uma noção e sei que ainda estou longe de usar todo esse potencial por falta de capacitação e de vários outros fatores. Sei também que quando conseguir dominar essa tecnologia, tanto meu aluno quanto eu, no meu dia-a-dia usurfruiremos dessa gama de novos saberes que nos será proporcionado.
ATIVIDADE 1.5
Secretaria Municipal de Educação Centro de Formação Pedagógica – CENFOP
Ficha Técnica – Portal do Professor
Estrutura curricular
| Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo::Matemática::Números e operações Educação Básica:Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Números e operações
Educação Básica:Ensino Fundamental Final::Matemática::Números e operações
| |
Objetivo
|
Proporcionar ao aluno a oportunidade de utilizar em uma situação do cotidiano o cálculo mental com operações de soma e subtração com números naturais e decimais.
| |
Descrição
|
A animação propõe uma atividade de compras em uma feira de frutas, verduras e legumes. Ao aluno é atribuída uma lista de compras contendo alguns ítens que ele deverá comprar na feira. Porém, existem barracas que contêm os mesmos ítens com preços diferentes. Para que ao final das compras seja possível o aluno comprar um doce, à sua escolha, ele deverá comparar os preços e realizar as compras conforme solicitado na lista de compras que recebeu
| |
Observação
|
Para visualizar esse recurso é necessário instalar o Flash Player. Disponível em: <http://get.adobe.com/br/flashplayer/?promoid=BUIGP>
| |
Autor
|
· Schlünzen, Klaus Júnior
|
· Yamabe, Tereza Higashi
|
· Santos, Danielle
|
· Mizobuchi, Alvaro Junior
| |
· Ferrari, Natália
|
· Shirahama, Ivan
| |
· Mello, Anderson
|
· Carvalho, Helton Augusto de
| |
· Santana, Jane
|
· Batista, Hosana
| |
· Schlünzen, Elisa Tomoe
| ||
Fonte do recurso:
| http://www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php | |
Origem:
|
Idioma: português
| |
Licença:
| Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e estarão sendo, gradativamente, licenciados pelo Creative Commons. Esses conteúdos podem ser acessados por meio do sistema de busca - repositório on-line, que permite visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados. Com a licença Creative Commons, garantem-se os direitos autorais dos conteúdos publicados e possibilita a outros copiar e distribuir o material contanto que atribuam o crédito aos autores |
Assessoria Pedagógica de Inclusão Digital
*cenfopinclusaodigital@gmail.com
ATIVIDADE 1.6
QUANDO HÁ ALGUM RECURSO TECNÓLOGICO ENVOLVIDO NAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA, O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS É INEGÁVEL PELA NOVIDADE, POR SAIR DO COTIDIANO DA SALA DE AULA, DE AULA EXPOSITIVA APENAS COM PROFESSOR X QUADRO. PRECISAMOS USÁ-LOS MAIS VEZES TORNÁ-LOS UMA PRÁTICA CONSTANTE NA SALA DE AULA, MAS PRECISAMOS TAMBÉM NOS PREPARAR PARA TAL FIM.
ATIVIDADE 1.7
Projeto Badaró 20 anos
Tema: Badaró 20 anos – Aniversário da Escola
Conteúdos curriculares: História / Português / Artes.
Envolvidos: 400 alunos, 60 funcionários, ex-funcionários, ex- alunos, comunidade em geral.
Tecnologias e mídias envolvidas:
· Fotos e filmes da escola em diferentes situações desde sua criação até os dias atuais;
· Data show;
· Televisão;
· Câmera e filmadora.
Duração: 9 meses
Atitudes dos alunos:
Os alunos conheceram a história da escola, conheceram ex-funcionários e ex-alunos que hoje trabalham na escola ou que possuem filhos que estudam na escola. Com isso, aprenderam a valorizar mais a escola, criaram um laço afetivo maior ainda que já existia e demonstram isso na conservação da limpeza, dos mobiliários, etc.
Justificativa:
Em comemoração aos 20 anos da escola municipal Henrique Freitas Badaró, foi elaborado um projeto para nortear nosso trabalho proporcionando momentos de análise, reflexão e discussão das nossas ações, tendo em mente as mudanças pela quais nossa unidade de ensino passou no decorrer da sua história. No intuito de construir uma educação inclusiva e democrática, onde todos possam desenvolver suas habilidades é primordial valorizarmos todos os segmentos da unidade escolar e promover a melhoria dessas relações.
Intenções Educativas
É importante que a comunidade escolar perceba que o desenvolvimento, a qualidade e a evolução da nossa escola dependem da nossa vontade e atuação. Assim, para atender às necessidades desta comunidade, a escola passou por diversas transformações sociais, físicas e pedagógicas, adaptando-se à medida que era necessário para alcançarmos o nível de atendimento atual.
Objetivos
- Estimular a participação de todos os segmentos escolares na comemoração do evento;
- Proporcionar momentos de reflexão sobre as relações que se estabelecem no ambiente escolar;
- Resgatar a memória cultural de nossa escola;
- Conhecer a história da escola, sua origem, sua fundação e sua importância para a comunidade;
- Valorizar o esforço e a importância de todos os membros da comunidade escolar;
- Proporcionar momentos de integração através de jogos, brincadeiras e dinâmicas;
- Incentivar a participação dos pais nos eventos que acontecem na escola;
- Oportunizar a comunidade escolar o estreitamento de laços e a valorização do ambiente escolar através de eventos internos, sociais e culturais como: festa da família, festa junina, palestras, recitais, mostras culturais, etc.
- Discutir, analisar, refletir e conscientizar os alunos da importância de conservar o patrimônio da escola;
- Resgatar valores como: amizade, respeito, compreensão, solidariedade e amor.
Detonador
- Dinâmica sobre a escola feita em sala de aula.
Cronograma de Atividades realizadas no decorrer do ano de 2011
Atividades
|
Data
| |
Bolo de aniversário nos turnos
- Homenagem aos alunos destaque de cada turma (Lembrancinha)
- Apresentação dos alunos do Mais Educação
|
18/03
| |
1.
|
Confecção de faixas divulgando e parabenizando a escola
|
Março
|
2.
|
Montar um painel com fotos antigas e atuais
|
Março
|
3.
|
Confecção de banner com relato sobre a escola
|
Março
|
4.
|
Culto ecumênico com apresentação de um coral
|
30/03
|
5.
|
Confecção de murais
|
Abril
|
6.
|
Apresentação teatral
|
Abril
|
7.
|
Festa Junina
|
Junho
|
8.
|
Feijoada
|
Julho
|
9.
|
Festa da Família
- Apresentações musicais
- Mostra de talentos
|
Setembro
|
10.
|
Mostra Cultural
- Apresentações artísticas
- Recital de poesias sobre a escola
|
Novembro
|
Cláudia Maria Francklin / Marylane Reggiani Lage
ATIVIDADE 2.2
APESAR DO TERMO HIPERTEXTO, ACHO QUE CABERIA MELHOR AQUI O TERMO HIPERMÍDIA, POIS AO “LINKARMOS”, AS INFORMAÇÕES NOS SÃO PASSADAS OU REPASSADAS DE DIVERSAS MANEIRAS, NÃO APENAS COM MAIS TEXTOS.
HÁ IMAGENS, SONS, ANIMAÇÕES QUE EXTRAPOLAM O TERMO HIPERTEXTO.
NA WIKIPÉDIA, SOMENTE NA APRESENTAÇÃO DO TERMO HÁ 9 HIPERLINKS, OU LINKS, QUE, AO CLICARMOS, PODERÁ ENRIQUECER NOSSA PESQUISA COM INFORMAÇÕES ADICIONAIS IMPORTANTES, COMO, POR EXEMPLO, WORLD WIDE WEB ( O TÃO FAMOSO WWW) QUE SÓ VIM A SABER SEU SIGNIFICADO POR INTERMÉDIO DO LINK NA PÁGINA DE PESQUISA DE HIPERTEXTO NA WIKIPÉDIA.
POR OUTRO LADO, PODERÁ NOS LEVAR PARA MUITO LONGE DE NOSSA PESQUISA E FAZER COM QUE FIQUEMOS FORA DE NOSSO FOCO, COMO AGORA, EM QUE LINKEI EM ALGO QUE PISCAVA À MINHA FRENTE E NÃO SEI COMO, VIM PARAR NA PÁGINA DA WIKIPÉDIA PARA A CRIAÇÃO DE UM ARTIGO. NOSSA, ACHEI O MÁXIMO TER UM ARTIGO MEU PUBLICADO NA WIKIPÉDIA. JÁ PENSOU UM ARTIGO FEITO POR MIM SENDO ACESSADO E USADO COMO FONTE DE PESQUISA? MAS ESPERE AÍ! SOBRE O QUE EU VOU ESCREVER UM ARTIGO MESMO? AH, JÁ SEI! NÃO VOU ESCREVER ARTIGO NENHUM. É SÓ UMA PESQUISA SOBRE HIPERTEXTO. ( OU SERÁ SOBRE HIPERLINKS?) VIU QUE CONFUSÃO!
MAS QUE AJUDA MUITO MAIS QUE ATRAPALHA, AH, ISSO AJUDA!
ATIVIDADE 2.3
HIPERTEXTO
TEXTO ESCRITO EM FORMATO DIGITAL , QUE TRAZ CONSIGO VÁRIOS OUTROS CONJUNTOS DE INFORMAÇÕES EM DIFERENTES FORMATOS : IMAGENS, TEXTOS, PALAVRAS, SONS, PODENDO SER ACESADOS ATRAVÉS DE SUPERLINKS, OU SIMPLESMENTE LINKS, QUE COSTUMAM ESTAR NO CORPO DO TEXTO PRINCOPAL E FAZ UMA LIGAÇÃO DESSE TEXTO PRINCIPAL A ESSES VÁRIOS OUTROS CONJUNTOS DE INFORMAÇÕES NUM SÓ CLIQUE, OU COMO DIZEM OS ENTENDIDOS, BASTAR “LINKAR.” O TERMO HIPERTEXTO FOI CRIADO POR THEODORE NELSON, NA DÉCADA DE SESSENTA, PARA DENOMINAR A FORMA DE ESCRITA/LEITURA NÃO LINEAR NA INFORMÁTICA, PELO SISTEMA “XANADU”. ATÉ ENTÃO A IDÉIA DE HIPERTEXTUALIDADE HAVIA SIDO APENAS MANIFESTADA PELO MATEMÁTICO E FÍSICO VANNEVAR BUSH ATRAVÉS DO DISPOSITIVO “MEMEX”. O HIPERTEXTO “QUEBRA” AQUELA HIERARQUIA DO TEXTO LINEAR, QUE SEGUE UMA TEMPORALIDADE PARA ALGO DINÃMICO DE INTERATIVIDADE, ONDE O LEITOR PODE SE DESVIAR PARA ASSUNTOS OU FOCOS DE SEU INTERESSE OU PARA SE APROFUNDAR NO ASSUNTO PESQUISADO.
SITES PESQUISADOS
pt.wikipedia.org/hipertexto
ATIVIDADE 2.6
Atividade 2.6 – Planejar uma aula com os recursos aprendidos.
Tema: Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
Aula: Pesquisando e Comentando
Justificativa: Apesar de tantas leis, decretos e ong’s que tem por objetivo, proteção e preservação de nossas florestas e matas, a depredação é constante e visível.
As turmas 4º ano A e B, estão há dois meses trabalhando e estudando a preservação em todos os sentidos: Preservação da saúde, do corpo, da água, das florestas, etc.
Unindo o encerramento do capítulo Preservação, com as turmas 4º A e 4º B e a atividade 2.6 do curso e.proinfo, planejamos essa aula.
Objetivo: Essa aula tem por objetivo pesquisar os trabalhos de algumas das diversas ong’s que atuam em nosso país e no mundo, na proteção do meio ambiente, comentar suas ações e indicar seus sites e blogs p/conhecimento das pessoas nos blogs das professoras Marylane e Cláudia, criando assim hipertextos ou hiperlinks.
Desenvolvimento: Os alunos pesquisarão na internet sites e blogs que tem por objetivo, proteção e preservação do meio ambiente e colherão as seguintes informações:
- Nome da ONG pesquisada;
- Objetivo ou área de atuação;
- Endereço eletrônico.
As informações coletadas serão publicadas numa página criada para este fim, nos blogs das professoras Marylane e Cláudia.
Blog da Cláudia – www.claudiafrancklin.blogspot.com
Blog da Marylane – www.marylanereggiani.blogspot.com
Observações durante a execução da aula:
· Ponto Positivo: Houve muito envolvimento dos alunos no decorrer da aula, principalmente pelo fato de encontrarem sites indicados nas atividades desenvolvidas na sala de aula, como por exemplo o SOS Mata Atlântica e Serravermelha.blog.com.br.
· Dificuldades da aula: Apesar dos alunos já usarem o laboratório de informática nas aulas do laboratório e no Mais Educação, eles possuem muitas dificuldades de navegarem pelos sites, abrir e fechar páginas e links e isso tornou a aula muito lenta.
Eles também estão num processo inicial de pesquisas e ainda possuem dificuldades em localizar informações sem que haja um direcionamento específico para a pesquisa.
Apesar das dificuldades, a aula foi um sucesso! Todos se envolveram e atingiram o objetivo determinado pela atividade.
Cláudia Maria Francklin / Marylane Reggiani Lage
Sem comentários:
Enviar um comentário